Colchão e travesseiro inadequados causam dores nas costas e no ombro

A dor nas costas é a principal causa de afastamento do trabalho no Brasil. Segundo o Ministério do Trabalho, só no ano passado mais de 80 mil pessoas faltaram no trabalho por causa de dor nas costas.

Colchão
O colchão ideal é aquele que proporciona conforto e fornece apoio para o corpo em diferentes posições. O colchão precisa estar de acordo com o tipo físico para acomodar o corpo e suportar o peso sem pressionar nenhum ponto. Colchão duro para quem tem problema de coluna é mito. Se o colchão não proporciona o contorno do corpo, os pontos de contato ficam doloridos.

Travesseiro
O pescoço precisa estar acomodado no travesseiro de uma maneira que fique alinhado à coluna. Para quem dorme de lado, que é a posição mais recomendada, o travesseiro deve ter uma altura que se encaixe formando um ângulo de 90 graus entre o pescoço e o ombro. Nesta posição, os joelhos devem estar semiflexionados, com um travesseiro entre eles.

Fortalecimento da musculatura é uma das maneiras de evitar a artrose

A artrose ou osteoartrite é uma doença que ataca as articulações e promove o desgaste da cartilagem que recobre as extremidades dos ossos. O problema também danifica outros componentes articulares como os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial.

Na artrose, a membrana sinovial passa a produzir o líquido com menor capacidade lubrificante, que agrava ainda mais o desgaste. O reumatologista e fisiatra, Dr. José Santarém, e o ortopedista, Dr. Moisés Cohen, estão no Bem Estar desta quinta-feira (15) para fazer um alerta de como se proteger deste problema.

Quando os ossos estão sem a proteção da cartilagem, o atrito entre eles gerar dor, inchaço e limitação funcional. Ela pode se manifestar em qualquer articulação, mas é mais comum nas mãos, coluna, joelhos e quadris. A doença não tem cura.

Há componentes genéticos na causa do problema, por isso, quem tem histórico deve ficar atento. A artrose pode se manifestar precocemente e é classificada como um processo degenerativo.

Os tratamentos podem retardar a progressão da doença – alguns medicamentos têm essa proposta, mas não está comprovado, aliviar a dor e melhorar a função articular.

O que fazer para evitar as dores nos pés

Eles são o suporte do nosso corpo e responsáveis pela nossa locomoção: os pés. Entretanto, conforme a idade vai chegando, os pés vão dando também mais trabalho e vão se alterando. Dedos podem deformar, a artrose chega e os cuidados são essenciais.

Com o envelhecimento há uma perda de massa muscular e laceamento dos ligamentos. Por isso, os pés ficam mais largos.

Qual o sapato ideal para o idoso?

1. Confortável
  2. Estruturado
  3. Fácil para ser colocado
  4. Solado externo de borracha
  5. Solado interno um pouco acima do solo
  6. Leve

Falta de sensibilidade nos pés, artrose, joanete, dedos em garra e dedos cruzados são os problemas mais frequentes nos pés dos idosos. Esses problemas interferem na pisada e na postura do idoso. A pisada errada vai desestruturando o corpo todo.

A importância dos exercícios

Os exercícios de fisioterapia podem ajudar os pés dos idosos. Eles soltam as articulações e fortalecem a musculatura dos pés, melhorando a dor, pois a inflamação diminui. Os exercícios também dão equilíbrio.